Mapas Informativos

Gráfico representativo do registro de pacientes com AEH, distribuídos pelos Estados e Regiões.

 

 

Gráfico representativo do registro de pacientes de acordo com o sexo. Notem que o registro do sexo masculino representa menos de 32% dos registros. AEH não é privilégio das mulheres, mas o diagnóstico nos homens pode ser menos frequente.

Quadro estatístico registra a classificação do Angioedema Hereditário (AEH), de acordo com o cadastro nacional de pacientes da abranghe.

• O AEH com deficiência do C1-INH tipo I representa a maioria dos casos (85%), e é resultante da deficiência quantitativa do C1-INH, enquanto que o AEH tipo II compreende 15% dos casos e é causado por uma diminuição da atividade funcional do C1-INH, com níveis séricos ou plasmáticos normais.
• AEH sem a deficiência do C1-INHl, também designado como AEH tipo III, inclui pacientes com doença genética de característica dominante e sintomas clínicos semelhantes aos de pacientes com AEH por deficiência do C1-INH, mas sem alterações no nível e/ou atividade funcional de C1-INH.

 

Gráfico representativo apresentando o número de pacientes registrados, por ano, nos 10 anos de existência da abranghe.

 

Gráfico de distribuição indicando a idade e a faixa etária dos pacientes registrados na abranghe desde 2009.

 

Quadro estatístico com o registro do ano em que o paciente teve o seu diagnóstico de Angioedema Hereditário. Podemos perceber que depois da criação da abranghe, esse número cresceu, provavelmente, pelo trabalho de divulgação realizado. Ainda precisamos de muito trabalho que identifique novos pacientes para terem o diagnóstico preciso e mais precoce.

 

Referência: junho/2020